segunda-feira, 14 de abril de 2014

Quer economizar gasolina em sua moto? Saiba como




Com a movimentação constante no cenário econômico e com as altas sob os bens de consumo, é preciso economizar sempre que possível. Quando se tem um veículo, mesmo que seja um veículo de baixo custo como uma moto, existem alguns gastos fixos, como documentação, manutenção e combustível, que acabam pesando no bolso.

Porém, quando o assunto é gasolina para sua moto, existem algumas pequenas mudanças de comportamento que podem transformar-se em grandes economias ao final do mês. 

Confira as nossas dicas para uma boa conduta na direção, fazendo com que sua moto “beba” menos.

Não aqueça o seu motor

Primeiramente, deve-se entender que não é necessário aquecer o motor para dar a partida. As motos mais novas possuem a chamada “injeção direta”, que aquecem os motores já em movimento, evitando o desperdício desnecessário. 

Pare de acelerar o moto com a moto parada!

Também não existe necessidade alguma em acelerar o motor quando a moto está parada, em semáforos, por exemplo. Isso torna-se um vício e acaba gastando.


Atente para a calibragem dos pneus

Outra dica importante é manter os pneus sempre com a calibragem correta. Pneus bem calibrados chegam a economizar quase 5% de combustível. Parece bobagem, mas no final das contas não é. 
Quando estão murchos, os pneus mantêm uma área de contato maior com o chão, isso gera atrito  
inútil, gastando mais. É recomendado calibrar a moto semanalmente.

Saiba como passar as marchas

Para economizar combustível em subidas e descidas é preciso utilizar as marchas corretas. Nas descidas, por exemplo, o melhor é deixar a moto engrenada, evitando o ponto morto, Já na subida, e no percurso em geral, não há necessidade de grande aceleração, que gera um desgaste de combustível, o ideal é manter uma velocidade constante e trocar de marcha na hora certa, evitando trocas desnecessárias.

Manutenção

Uma questão importante para economia de gasolina e maior vida útil do veículo é manter a manutenção em dia. O filtro de ar, por exemplo, deve estar sempre limpo. A mistura de ar e combustível é o que alimenta a moto, por isso ela deve respirar de forma correta.

Óleo lubrificante

A escolha do óleo lubrificante é outro ponto importante. Ele precisa estar sempre no nível ideal e deve atender as recomendações do fabricante. Isso reduz o atrito entre as peças, prolongando a vida útil do motor e, consequentemente, economizando o combustível.

Além dessas dicas, não se esqueça de substituir as velas e ajustar as válvulas com frequência. Reduzir o peso, livrando-se de baús, alforjes laterais e bagageiros, melhoram a aerodinâmica e melhoram o consumo. 

Todos esses cuidados, unidos à sensatez farão grande diferença na economia que você pretende alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário