EXCESSO DE FOLGAS
O excesso de folgas pode ter sido causado por uma regulagem deficiente por parte do mecânico ou mesmo por desgaste da haste da válvula e/ ou do parafuso de regulagem.
O balancim, por decorrência dessa maior folga, provoca um maior ruído no motor e um maior desgaste na haste da válvula e no parafuso (o que, por sua vez, provocará maiores folgas e maiores desgastes...).
Quando essa maior folga for muito grande, o movimento do balancim necessário para poder abrir a válvula poderá ser insuficiente, ou seja, a válvula acabará abrindo pouco e deixando menos espaço, seja para a entrada de combustível, seja para saída de gases pelo escape.
A menor entrada de combustível traduz-se por falhas constantes no motor quando em funcionamento, chegando até a não “pegar”, caso a folga seja excessivamente grande.
Excesso de folga acarreta, a médio prazo, um desgaste excessivo do parafuso de regulagem além da ponta da haste da válvula.
Esse desgaste da haste, achatando a sua ponta, impedirá a sua retirada pelo guia, quando necessária.
Para evitar esse problema, basta regular as folgas regularmente e conforme descrito.
O excesso de folgas pode ter sido causado por uma regulagem deficiente por parte do mecânico ou mesmo por desgaste da haste da válvula e/ ou do parafuso de regulagem.
O balancim, por decorrência dessa maior folga, provoca um maior ruído no motor e um maior desgaste na haste da válvula e no parafuso (o que, por sua vez, provocará maiores folgas e maiores desgastes...).
Quando essa maior folga for muito grande, o movimento do balancim necessário para poder abrir a válvula poderá ser insuficiente, ou seja, a válvula acabará abrindo pouco e deixando menos espaço, seja para a entrada de combustível, seja para saída de gases pelo escape.
A menor entrada de combustível traduz-se por falhas constantes no motor quando em funcionamento, chegando até a não “pegar”, caso a folga seja excessivamente grande.
Excesso de folga acarreta, a médio prazo, um desgaste excessivo do parafuso de regulagem além da ponta da haste da válvula.
Esse desgaste da haste, achatando a sua ponta, impedirá a sua retirada pelo guia, quando necessária.
Para evitar esse problema, basta regular as folgas regularmente e conforme descrito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário