Como regular a folga nas válvulas das motos? REGULAGEM DA FOLGA
MOTOCICLETAS EQUIPADAS COM AJUSTADORES HIDRÁULICOS (TUCHOS HIDRÁULICOS) NÃO NECESSITAM DE AJUSTE DE FOLGA.
Um calibre de lâminas deve ser usado para encontrar o valor especificado e correto para determinado modelo de motocicleta.
Todos os modelos nacionais e japoneses em geral usam medidas de folgas em milímetros.
Apertando ou soltando o parafuso de regulagem colocado sobre o balancim, essa folga é aumentada ou diminuída.
Uma contra-porca tem a função de fixá-lo numa determinada posição, para que a trepidação do motor em funcionamento não solte o parafuso da regulagem, nem varie a folga estabelecida.
Abaixo relacionamos, passo a passo, todos os itens que o mecânico deve realizar para efetuar a regulagem:
PARAFUSO DE AJUSTE
CÁLIBRE DE LÂMINAS CONTRAPORCA
1 - O motor deverá estar FRIO.
Totalmente frio!
2 ־ Deixe o motor no PMS, ou seja, alinhe a marca “T” do
rotor magnético com alguma referência fixa que exista na carcaça (varia para cada motor).
3 - Observe que os balancins estejam soltos! Se não esti
verem, gire o rotor uma volta completa e volte a alinhar a marca “T”, na referência.
4 - Solte a contra-porca que trava o parafuso de regulagem
e solte-o um pouco.
5 - Coloque a lâmina de calibre correspondente à medida da
válvula que for regulada (consulte o manual do fabricante ou as tabelas) entre o parafuso e a haste da válvula.
Aperte o parafuso de regulagem até que a lâmina fique levemente pressionada entre ambos.
Cuidado para não esmagar a lâmina, o que a inutiliza para outra regulagem! Apenas rosquei o parafuso até que a lâmina apresente uma leve resistência ao movimento.
6 - Aperte a contra-porca para fixar o parafuso nessa posi
ção.
obs.:
• Não tente regular as válvulas com o motor quente, ou mesmo morno.
A folga deixada será uma medida falsa que implicará o excesso de ruídos e falha no seu funcionamento com o motor frio.
• Utilize sempre o calibre de lâminas.
Não regule as válvulas por “estimativa”, nem outros objetos que não o calibre (lâmina de barbear, pedaço de serra, etc.), mesmo aconselhado por um “profissional” conhecido.
• A perfeita folga nas válvulas é absolutamente necessária, pois, como já citamos anteriormente, provoca muitos problemas no motor.
Abaixo será analisado cada caso, com as respectivas conseqüências que acarretam.
MOTOCICLETAS EQUIPADAS COM AJUSTADORES HIDRÁULICOS (TUCHOS HIDRÁULICOS) NÃO NECESSITAM DE AJUSTE DE FOLGA.
Um calibre de lâminas deve ser usado para encontrar o valor especificado e correto para determinado modelo de motocicleta.
Todos os modelos nacionais e japoneses em geral usam medidas de folgas em milímetros.
Apertando ou soltando o parafuso de regulagem colocado sobre o balancim, essa folga é aumentada ou diminuída.
Uma contra-porca tem a função de fixá-lo numa determinada posição, para que a trepidação do motor em funcionamento não solte o parafuso da regulagem, nem varie a folga estabelecida.
Abaixo relacionamos, passo a passo, todos os itens que o mecânico deve realizar para efetuar a regulagem:
1 - O motor deverá estar FRIO.
Totalmente frio!
2 ־ Deixe o motor no PMS, ou seja, alinhe a marca “T” do
rotor magnético com alguma referência fixa que exista na carcaça (varia para cada motor).
3 - Observe que os balancins estejam soltos! Se não esti
verem, gire o rotor uma volta completa e volte a alinhar a marca “T”, na referência.
4 - Solte a contra-porca que trava o parafuso de regulagem
e solte-o um pouco.
5 - Coloque a lâmina de calibre correspondente à medida da
válvula que for regulada (consulte o manual do fabricante ou as tabelas) entre o parafuso e a haste da válvula.
Aperte o parafuso de regulagem até que a lâmina fique levemente pressionada entre ambos.
Cuidado para não esmagar a lâmina, o que a inutiliza para outra regulagem! Apenas rosquei o parafuso até que a lâmina apresente uma leve resistência ao movimento.
6 - Aperte a contra-porca para fixar o parafuso nessa posi
ção.
obs.:
• Não tente regular as válvulas com o motor quente, ou mesmo morno.
A folga deixada será uma medida falsa que implicará o excesso de ruídos e falha no seu funcionamento com o motor frio.
• Utilize sempre o calibre de lâminas.
Não regule as válvulas por “estimativa”, nem outros objetos que não o calibre (lâmina de barbear, pedaço de serra, etc.), mesmo aconselhado por um “profissional” conhecido.
• A perfeita folga nas válvulas é absolutamente necessária, pois, como já citamos anteriormente, provoca muitos problemas no motor.
Abaixo será analisado cada caso, com as respectivas conseqüências que acarretam.
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