segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como Regular a Folga Nas Válvulas das Motos

Como regular a folga nas válvulas das motos? REGULAGEM DA FOLGA
MOTOCICLETAS EQUIPADAS COM AJUSTADORES HIDRÁULICOS (TUCHOS HIDRÁULICOS) NÃO NECESSITAM DE AJUSTE DE FOLGA.
Um calibre de lâminas deve ser usado para encontrar o valor especificado e correto para determinado modelo de motocicleta.
Todos os modelos nacionais e japoneses em geral usam medidas de folgas em milímetros.
Apertando ou soltando o parafuso de regulagem colocado sobre o balancim, essa folga é aumentada ou diminuída.
Uma contra-porca tem a função de fixá-lo numa determinada posição, para que a trepidação do motor em funcionamento não solte o parafuso da regulagem, nem varie a folga estabelecida.
Abaixo relacionamos, passo a passo, todos os itens que o mecânico deve realizar para efetuar a regulagem:
 PARAFUSO DE AJUSTE
 CÁLIBRE DE LÂMINAS CONTRAPORCA
1 - O motor deverá estar FRIO.
Totalmente frio!
2 ־ Deixe o motor no PMS, ou seja, alinhe a marca “T” do
rotor magnético com alguma referência fixa que exista na carcaça (varia para cada motor).
3 - Observe que os balancins estejam soltos! Se não esti
verem, gire o rotor uma volta completa e volte a alinhar a marca “T”, na referência.
4 - Solte a contra-porca que trava o parafuso de regulagem
e solte-o um pouco.
5 - Coloque a lâmina de calibre correspondente à medida da
válvula que for regulada (consulte o manual do fabricante ou as tabelas) entre o parafuso e a haste da válvula.
Aperte o parafuso de regulagem até que a lâmina fique levemente pressionada entre ambos.
Cuidado para não esmagar a lâmina, o que a inutiliza para outra regulagem! Apenas rosquei o parafuso até que a lâmina apresente uma leve resistência ao movimento.
6 - Aperte a contra-porca para fixar o parafuso nessa posi
ção.
obs.:
• Não tente regular as válvulas com o motor quente, ou mesmo morno.
A folga deixada será uma medida falsa que implicará o excesso de ruídos e falha no seu funcionamento com o motor frio.
• Utilize sempre o calibre de lâminas.
Não regule as válvulas por “estimativa”, nem outros objetos que não o calibre (lâmina de barbear, pedaço de serra, etc.), mesmo aconselhado por um “profissional” conhecido.
• A perfeita folga nas válvulas é absolutamente necessária, pois, como já citamos anteriormente, provoca muitos problemas no motor.
Abaixo será analisado cada caso, com as respectivas conseqüências que acarretam.

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