segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pouca Folga Nas Válvulas das Motos

POUCA FOLGA
A pouca, ou mesmo nenhuma folga nas válvulas, acarreta maiores problemas do que os citados para o caso de excesso de folgas.
Quando o motor entra em sua faixa térmica de funcionamento normal, as válvulas dilatam-se e vão ocupando o espaço da folga deixada entre o parafuso e a haste da válvula.
Se essa folga não existir, ou mesmo for menor do que o aumento de comprimento que a dilatação, a válvula tenderá a comprimir a mola para baixo, mantendo a válvula aberta.
É aí que começam os problemas...
A válvula permanentemente aberta permite um escape muito grande de compressão, fazendo o motor perder força ou, até mesmo, não dar a partida.
Válvulas de admissão abertas permitem maior entrada de combustível, “afogando” o motor, provocando falhas em baixa rotação, carbonizando o motor e aumentando o consumo.
Válvulas de escape abertas permitem que o combustível seja expelido pelo escapamento e vaze calor da câmara de combustão diretamente sobre a curva do escapamento.
Essa curva de escape queimada apresenta sinais de ferrugem quando pintada de preto ou azulamento em sua camada de cromo que reveste o escapamento.
O calor que vaza pelas válvulas abertas (por falta de folga) pode desalinhá-las, empenando-as, danificar permanentemente os GUIAS e os RETENTORES, diminuir a pressão das molas etc.
Uma válvula aberta, que ficou temporariamente exposta aos gases da combustão, tem depositado em sua SEDE e ESPELHO resíduos de carvão, que impossibilitarão o seu perfeito assentamento e conseqüente vedação, mesmo depois de sanada a pouca folga ou a temperatura do motor.
Uma válvula nessas condições é chamada de “VÁLVULA QUEIMADA” ou de “VÁLVULA PRESA”, por causa desse sedimento que se depositou em sua sede e espelho e que impedem a sua total e perfeita vedação.
Para solucionar os problemas causados por uma moto em que essa falta de folga foi constatada:
1 - Desmontar o conjunto completo do cabeçote e as válvu
las.
2 - Medir o comprimento das molas (verifique no manual do
fabricante) e substituir as de menor tamanho do que o tabelado.
3 - Verificar se as válvulas não estão empenadas.
Para isso
deixe-as rolar sobre uma mesa e observe o seu movimento.
Troque-as caso julgue necessário!
4 - Faça um polimento de SEDE e ESPELHO em cada vál
vula.
5 - Troque o RETENTOR de cada válvula.
6 - Monte o sistema e faça um teste de boa vedação das
válvulas antes de instalar o cabeçote no cilindro.
7 - Troque as juntas!!!
Como podemos notar, a regulagem das folgas nas válvulas é muito importante, que mais não seja do que para evitar os transtornos expostos acima.

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