segunda-feira, 14 de abril de 2014

Principais Defeitos Nos Freios Com Acionamento Mecânico

PRINCIPAIS DEFEITOS NOS FREIOS COM ACIONAMENTO MECÂNICO
• Ajuste incorreto do cabo de freio
• Lonas de freio gastas
• Tambor de freio gasto (cubo da roda)
• Eixo de carnes gasto (não acionando devidamente as sapatas)
• Cabo de freio necessitando de lubrificação
• Lonas de freio contaminadas (com fluido ou óleo)
• Tambor de freio contaminado (com óleo, fluido ou graxa dos rolamentos)
• Engate inadequado entre o serrilhado do eixo de cames e o braço de acionamento.
AS LONAS DE FREIO SÃO CONFECCIONADAS COM MATERIAL À BASE DE FIBRAS DE AMIANTO.
QUANDO FOR EFETUADA A LIMPEZA DO CUBO DA RODA, NUNCA UTILIZE AR COMPRIMIDO PARA LIMPAR O CONJUNTO DE FREIO.
A INALAÇÃO DESSE PÓ CAUSA SÉRIAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
Se o tambor (parte interna do cubo da roda) estiver com sinais de ferrugem, utilize uma lixa n.
120, para remover todo resíduo.
Em caso de dúvida meça o diâmetro interno desse tambor e compare-o com o fornecido pelo fabricante da moto.
Tambores gastos e com diâmetros maiores provocam menor eficiência na frenagem.
Quando for remontar o sistema, o mecânico deverá colocar pequena porção de graxa no eixo de cames para garantir livre movimento, principalmente de retorno quando o cabo deixa de ser acionado.
Evite contato da graxa com as lonas e com a superfície do tambor! Se necessário limpe as superfícies contaminadas com graxa com produto desengraxante apropriado.

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