segunda-feira, 14 de abril de 2014

Freio a Disco da Moto.

FREIO A DISCO
O freio a disco surgiu na década de 50, sendo muito comum em carros esportivos até a década de 70 quando se popularizou o seu uso.
Somente nos anos de 74/76 começaram a chegar motocicletas com esse tipo de freio e de acionamento hidráulico.
A HONDA CB-350 73 foi a primeira das Hondas CB-350 a serem equipadas com freio a disco na roda dianteira.
Hoje em dia é muito comum motocicletas, mesmo as de pequena cilindrada, virem equipadas com freios a disco nas rodas dianteiras.
O freio a disco é formado por um disco de aço sobre o qual atuam pastilhas de atrito, acionadas por cilindros hidráulicos (a única motocicleta que tinha freio a disco, porém de acionamento mecânico foi a primeira HONDA TURUNA 1979).
Esse disco de aço gira juntamente com a roda da motocicleta e, em determinado ponto, é parcialmente circundado por dois suportes (pinças) que contêm as duas pastilhas, uma de cada lado do disco.
Existem numerosas variações desse sistema, embora elas sejam de pequena importância para a compreensão de seu princípio de funcionamento.

A grande vantagem desse sistema a disco é que ele é menos sensível ao efeito calor que os freios a tambor, pois na maioria dos casos são bem ventilados pelo ar que os circunda.
Em casos muito especiais onde a geração de calor desses discos de frenagem é muito elevada os discos são fundidos em duas finos pratos metálicos em lugar do conhecido disco único mais grosso, por onde circula o ar para a refrigeração se tornar mais eficaz e rápida.
Os discos são geralmente usinados com ranhuras para remover a poeira ou sujeira, impedindo assim ressonâncias.
Contrário ao imaginado por muitos motociclistas, os orifícios usinados no disco de freio não auxiliam muito na refrigeração, justamente por serem perpendiculares ao fluxo de ar.

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